Esse post é um post especial e muito importante a todos os viajantes.
Na minha procura de translado para a próxima viagem (Jericoacoara), me topei com avisos que topamos em muitos lugares, sobre transportes ilegais, pessoas que fingem ser empresas sérias e fazem transportes clandestinos como se fossem regularizados.
Isso acontece em todo lugar, e nós, turistas, ficamos na mão, pois às vezes fica muito difícil saber quem é quem ou se estão regularizados.
Foi então que encontrei, por referência das agências mais sérias, o site governamental CADASTUR. Lá, as empresas são cadastradas e possuem todas as informações sobre elas. Teoricamente, é seguro utilizar o serviço de quem está cadastrado lá.
Segundo o site, o cadastro é obrigatório para:
- Acampamentos Turísticos;
- Agências de Turismo;
- Guias de Turismo
- Meios de Hospedagem;
- Organizadoras de Eventos;
- Parques Temáticos;
- Transportadoras Turísticas;
E mais, tem prazo de validade, a empresa tem que validar novamente depois de um certo tempo. Isso pelo menos nos garante a informação de que a empresa existe e não é nenhum golpe.
O site ressalta que não atesta a idoneidade das empresas, apenas possui um cadastro das empresas existentes e fornece as informações para nós, turistas, não cairmos em algum golpe ou contratar empresas clandestinas. É ainda nosso dever verificar se a empresa presta um bom serviço ou não. Continue pesquisando, lendo comentários e nos blogs (inclusive neste, claro, rs...).
Notei também que muitas empresas não fornecem claramente seu número, mesmo tendo facilmente como fornecer através de um QRCode para os clientes, bastando colocá-lo no site. Tive que perguntar para a maioria qual o número do CADASTUR, alguns ignoraram meu pedido, outros forneceram um número vencido ou até inexistente.
A partir de agora, qualquer serviço que irei contratar, irei antes de qualquer coisa, verificar a inscrição da empresa no CADASTUR !! Faça você também !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário